1º Feira do Bolachão no Canal da Música: Exposição "Eu amo vinil"

Como eu já postei nos dias anteriores, aconteceu no Canal da Música, em Curitiba, a exposição "Eu Amo Vinil", onde foi exposto 150 capas de LPs e oito vitrolas antigas. O evento contou com a Feira do Bolachão, com venda e troca de discos. No sábado ainda teve, às 10h30, a palestra o "Som do Vinil" proferida pelo especialista no assunto e professor da UTFPR, Antonio Pinho e pelo audiófilo Fábio Storelli. A promoção do evento foi da E-Paraná em parceria com o Museu da Imagem e do Som, Teatro Guaíra e Secretaria de Estado da Cultura, com apoio da FNAC.
Tive a oportunidade de estar no sábado, para a exposição "Eu amo vinil" que teve cinco temas marcantes na história do vinil: “Destaques da Música Paranaense” (10 capas de LPs), “A Arte gráfica de Elifas Andreato” (dez capas de LPs), “Trilhas de cinema de Todos os Tempos” (oito capas de LPs), “A Psicodelia no Rock dos anos 60 e 70” (22 capas de LPs) e “Trajetória da MPB” (cem capas de LPs). O MIS emprestou oito vitrolas antigas para ilustrar as máquinas onde os vinis eram executados.

Foto: Panorâmica da exposição e da feira. Diego Kloss
Vitrolas da exposição

Diego Kloss

Diego Kloss
Diego Kloss

Diego Kloss

Diego Kloss


Discos da exposição


Foto: Discos de MPB 01. Diego Kloss
Foto: Discos de MPB 02. Diego Kloss

Foto: Discos de MPB 03. Diego Kloss




Foto: Discos de MPB 04. Diego Kloss

Foto: Discos de MPB 05. Diego Kloss

Foto: Discos de MPB 06. Diego Kloss

Foto: Disco de Trilha Sonora 1. Diego Kloss
Foto: Disco de Trilha Sonora 2. Diego Kloss
Foto: Disco do Wando, com calcinha. Diego Kloss

Palestra
Às 10h 30, fui a palestra  "O Som do Vinil" – Palestrante: Antonio Pinho – UTFPR e o audiófilo Fábio Storelli.
Ao entrar, o palestrante estava apreciando um disco de Cat Stevens (conhecido pela canção "Father and Son") num imenso aparelho toca discos. Ficamos apreciando o disco e então ele começou a falar um pouco sobre a magia dos Vinis. Depois, discursou sobre a limpeza e manutenção do vinis, uma coisa um tanto complicada, como afirmou. Devido sua imensa coleção, ele possui uma máquina de lavar vinil (mostraremos em outro post).
Num segundo momento, chegou audiófilo Fábio Storelli que trouxe vários discos e discursou sobre os diferentes tipos de gravação, inovação dos engenheiros de som e sobre sua coleção. Foi bem interessante.

Foto: Palestra  "O Som do Vinil", na foto o  audiófilo Fábio Storelli. Diego Kloss
Feira do Bolachão
A Feira contou com a presença de diversos sebos e revendedores de vinil. Aprendi com um deles como limpar rapidamente o vinil, por meio de uma fórmula caseira
Comprei diversos vinis, entre eles: 
Iron Maiden - Real live one (1993);
Megatedeth - Peace sells... but who's buying? (1986);
Megatedeth - Countdown to Extinction (1992);
The Beatles - 20 Greatest Hits (1992);
Tim Maia - O melhor de (1985);
Roberto Carlos - Jovem Guarda (1965) - raridade.
Além das compras consegui alguns contatos que estarei adicionando em outro post.
No mais, o evento foi muito bom e bem organizado. Esperemos os próximos, pois como disse o presidente da E-Paraná, Paulo Vítola ”Reunindo todos esses ingredientes, a Semana do Vinil passa a integrar, desde já, o rol de eventos fixos do calendário anual da E-Paraná”.